data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Wander Schlottfeldt (Diário)
Programa especial foi ao ar na noite da última sexta
Em 3 de julho, foi comemorado o Dia do Cooperativismo. Na última sexta-feira, o programa Sala de Debate, da TV Diário, fez uma edição especial para falar sobre o assunto. O programa, apresentado pelo jornalista e colunista Deni Zolin, contou com a presença de representantes de diferentes cooperativas financeiras e de produção de Santa Maria e da região, que falaram sobre a atuação das instituições na comunidade e a ligação do trabalho desenvolvido pelos grupos com o avanço econômico, tecnológico e social.
Participaram do debate José Paulo Kraemer Salerno, diretor-presidente da Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel), Caio Cezar Vianna, presidente da Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos (Cotrijuc), Neci Eich Einloft, gerente do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), Pedro Ferreira, presidente do Conselho de Administração do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) Região Centro RS/MG, e Flávio Cabreira Jobim, presidente do conselho de administração da Unicred Ponto Capital.
Empresa de Santa Maria vai administrar parque em Canela
Durante uma hora e meia, os cinco convidados puderam abordar o tema e destacar a importância do cooperativismo.
- No sistema cooperativo, há uma preocupação com a comunidade onde a instituição está inserida. Ela serve justamente para atender às necessidades daquele grupo de pessoas que se unem para resolver seus problemas da melhor forma, e onde não é proibido ter lucros - explicou Flávio Jobim.
Para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento das organizações, Pedro Ferreira abordou a atuação dos associados no pro cesso de tomada de decisões:
- O associado é também dono e participa das decisões e define os rumos de uma cooperativa. É um sistema totalmente transparente e democrático.
VÍDEO: com dinheiro no bolso, produtor rural investe em máquinas agrícolas
Para Caio Vianna, o que torna o cooperativismo único é o trabalho e o ganho compartilhados por todos.
- O grande diferencial da cooperativa é ser um sistema altamente democrático. No mundo em que se vive, é necessário muita solidariedade e união, em que se partilham resultados e lucros, assim como compromissos, onde quem movimenta mais dinheiro tem um valor proporcional nos recebimentos, mas as decisões são tomadas em conjunto, por todos - disse.
O programa ainda pode ser conferido pelo Facebook do Diário.